Espondilolistese

A Espondilolistese é uma patologia da coluna vertebral lombar originada por luxação de uma vértebra que leva a que ela descaia sobre outra vértebra. Esta lesão provoca dor que aumenta com os movimentos da coluna, quando algum tempo sentado, em pé ou a caminhar comprime as raízes nervosas causando dor crónica. A dor nas costas irradia pelo quadril ou anca, nádegas, coxa, joelho, perna e pé conforme o grau de compressão do nervo ciático causando fadiga muscular, falta de força nas pernas, formigueiro.

Quando algum tempo sentado a dor obriga a coluna a inclinar-se para a frente quando se levanta e demora alguns segundos até poder endireitar-se. A luxação para a frente da vértebra está dividido em 5 tipos que vão de Grau I a Grau 5 dependendo da sua gravidade, conforme a escala de Meyerding.

A Espondilolistese ou listese lombar é devido a causas como: degeneração das vértebras, idade, traumas, existência de tumor, má formação congénita e a uma espondilólise.

O tratamento da dor com medicamentos anti-inflamatórios, repouso e fisioterapia são indispensáveis no alívio da dor e o uso de coletes. Nos casos em que não haja melhoria com estes tratamentos, o Neurologista através de exames de Ressonância Magnética e RX em movimento, decidirá se há lugar a cirurgia para correção da lesão.

É importante tratar a dor crónica que é incapacitante e depressiva. O Fisioterapeuta é competente no tratamento de recuperação da Espondilolistese. Marque uma consulta na Fisioterapia Lisboa e fale com o Fisioterapeuta que avaliará seu caso e o esclarecerá sobre os tratamentos a seguir. Temos aparelhos e técnicas ultra-modernas, profissionais competentes com larga experiência no tratamento da Espondilolistese. Esperamos a sua visita!

Blogger Templates