Exercicios Fisioterapia

Exercicios Fisioterapia. A internet está recheada de informação e tudo o que o leitor tem de fazer para se manter informado, é uma pesquisa em sites/blogs relacionados com o tema que procura. Se pretende saber se existe algum exercicio de fisioterapia que possa fazer em casa, sem se deslocar a uma Clinica de Fisioterapia, nem sequer recorrer a um fisioterapeuta ao domicilio, de modo a prevenir o aparecimento de doenças relacionadas com o nosso sistema motriz, este post é para si. Aqui vai encontrar uma série de exercícios / alongamentos que pode fazer em sua casa. Basta seguir as nossas indicações. Eis alguns dos exercícios fisioterapeuticos para uma uma fisioterapia preventiva, evitando o aparecimento de patologias. Exercícios de Fisioterapia para fazer em casa.

A maior parte dos desportistas sabe a importância que os alongamentos têm antes de inciar qualquer actividade fisica. Contudo, a maior parte das pessoas desconhece as vantagens dos mesmos e por esse motivo elaboramos este guia para de alguma forma o ajudar a fazer os alongamentos necessários à prevenção e ao aparecimento das patologias relacionadas com os nossos musculos, ligamentos, tendões e esqueleto.

Exercícios de Fisioterapia

Tipos de Exercios / Alongamentos de Fisioterapia

Alongamento Suave

Quando começar um alongamento, gaste 10 a 30 segundos com um alongamento suave. Nada de forçar com balanceios! Vá até onde sentir uma pequena tensão e relaxe, sustentando o alongamento. A sensação de tensão deverá ceder conforme você mantem a posição. Caso não ceda, volte um pouco na extensão do alongamento até descobrir um grau de tensão que seja confortável. O alongamento suave reduz a rigidez muscular e prepara os tecidos para o alongamento progressivo.

Alongamento Progressivo

Após o alongamento suave, avance lentamente para o alongamento progressivo. Alongue mais uma fracção de centímetro, até novamente sentir uma tensão de pequena e sustente a postura 10-30 segundos. Mantenha o controle. Aqui também a tensão deve diminuir, caso não diminua, ceda ligeiramente. O alongamento progressivo “regula” os músculos e aumenta a flexibilidade.

Respiração

A respiração deve ser lenta, rítmica e controlada. Expire conforme for se curvando e, a seguir inspire devagar enquanto estiver alongando. Se uma determinada posição de alongamento inibir o seu padrão natural de respirar, então é obvio que não se está a relaxar. Então solte-se um pouco dentro do alongamento de modo a poder respirar com naturalidade.

Contagem

A princípio, conte silenciosamente os segundos de cada alongamento, isto irá garantir, que vai manter a tensão adequada por tempo suficiente. Após um certo tempo, estará a fazer alongamentos segundo a sensação que existir, sem se distrair com as contagens.

Reflexo de Alongamento

Os seus músculos estão protegidos por um mecanismo denominado reflexo de alongamento. Sempre que estirar excessivamente as fibras musculares (seja por balanceios os excesso de alongamentos) há uma resposta do reflexo neuronal, que envia um sinal para os músculos se contraírem, o que impede a lesão muscular. Portanto quando faz um alongamento desmesurado está contraindo os mesmos músculos que está querendo alongar., extenua os músculos e activa o reflexo de alongamento. Estes métodos prejudiciais causam dor além de lesões físicas, devidas ao dilaceramento microscópico de fibras musculares, que vão formando cicatrizes nos tecidos musculares, havendo assim uma perda gradual da elasticidade, tornando-se enrijecidos e doloridos.

Como é que se pode ficar entusiasmado para fazer alongamentos e exercícios diários, quando são usados estes métodos potencialmente prejudiciais?

Muitos de nós somos condicionados desde a escola à ideia de que o merecimento vem com a dor. Aprendemos a associar dor com o progresso físico e ensinaram-nos que “… quanto mais dói mais vale a pena …”. Mas não se enganem. Fazer alongamentos da forma correcta não causa dor. Aprenda a dar atenção ao seu corpo, pois a dor é uma indicação de que alguma coisa está errada..
Fazendo alongamentos regulares e sentindo-se confortável e sem dor, será capaz de ir além dos seus limites actuais, aproximando-se do seu real potencial.

Aparelhos fisioterapia

Existem alguns aparelhos de fisioterapia, como os aparelhos a laser, aparelhos infravermelhos e aparelhos estimulação electrica, que ajudam no tratamento das patologias relacionados com o nosso sistema motriz. Esses aparelhos são um complemento aos exercicios de recuperação e muito requesitados no nosso gabinete de fisioterapia em Oeiras.

Caso o leitor tenha alguma questão relacionada com os exercicios de fisioterapia mencionados neste post, ou outro exercicio fisioterapeutico que seja relacionado com as patologias mencionadas, aceda à nossa página de contacto para nos enviar uma mensagem.


Blogger Templates