Fisioterapia Preventiva

Fisioterapia Preventiva ou de Prevenção. A maior parte dos desportistas de alta competição e dos profissionais ligados ao desporto sabe a importância que os alongamentos têm antes de efectuar qualquer exercício fisico ou qualquer actividade fisica. Também o leitor deve fazer alguns alogamentos antes de qualquer actividade fisica ou exercio fisico, fazendo uma fisioterapia preventiva colocando em prática de alguns dos exercicios fisioterapia que mencionamos neste site, pois essa prevenção evita o aparecimento de problemas de saude. Essa prevenção começa com os alongamentos que mencionamos, antes da prática de qualquer actividade fisica. Para ajudar o leitor na fisioterapia de prevenção elaboramos este artigo para que de alguma forma o possaguiar na prática duma actividade fisica saudável e que melhore a sua condição fisica bem como a sua saude, ou que evite que a mesma se deteriore.

Exercicios de Fisioterapia Preventiva

ALONGAMENTOS
Um alongamento, é algo pacífico, relaxante e não competitivo, mantém os músculos flexíveis, preparam-nos para o movimento e ajudam-nos a concretizar a transição diária da inactividade para a actividade vigorosa, sem tensões indevidas. Alongamentos antes e depois do exercício mantém a flexibilidade e ajudam na prevenção de lesões comuns, tais como distensões musculares ou inflamações do tendão de Aquiles.

Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorrecta podem, na realidade fazer mais mal do que bem. Por este motivo é essencial entendermos as técnicas correctas. Sendo estas usadas para aumentar a extensibilidade da unidade músculo-tendinosa e do tecido conjuntivo peri-articular.

Os alongamentos constituem um caminho simples e indolor para conseguir uma preparação para todos movimentos, sendo capaz de desempenhar as suas habilidades ao máximo, devendo serem feitos sob medida, segundo sua estrutura muscular, sua flexibilidade, e diversos níveis de tensão.
Se você aprender o seu corpo e as necessidades que o animam será capaz de desenvolver o seu próprio potencial pessoal e aos poucos elaborará as bases de um preparo que você terá o prazer de fazer a vida toda.

QUEM DEVE FAZER ALONGAMENTOS

Todos podem aprender a fazer alongamentos, independentemente da idade e da flexibilidade. Não é preciso estar no ponto máximo da condição física, nem possuir habilidades atléticas específicas. As mesmas técnicas de alongamento aplicam-se a todos, na escola, em casa, na praia, faça ou não exercícios com regularidade. Os métodos são fáceis, portanto se estiver saudável, sem qualquer problema físico específico, pode aprender a fazer alongamentos de modo seguro e agradável.

QUANDO FAZER ALONGAMENTOS

Os alongamentos podem ser realizados sempre que sentir vontade: em casa, na escola, no autocarro, andando pela rua, sob a sombra de uma árvore, após uma subida, na praia. Faça alongamentos antes e depois de actividades físicas (treinos), e também em diversos momentos do dia. Eis alguns exemplos:

• De manhã antes de começar o dia;
• Na escola, para aliviar as tensões;
• Antes e depois dos treinos;
• Depois de ficar sentado ou em pé muito tempo;
• Em momentos diferentes do dia, por exemplo, enquanto assiste TV, ouve música, lê ou está sentado a conversar.

PORQUE FAZER ALONGAMENTOS

Os alongamentos, na medida que relaxam a mente e “regulam o corpo, deveriam constituir-se em parte da vida diária. Você irá perceber que realizar alongamentos de modo regular acarretará o seguinte:

• Redução de tensões musculares e a sensação de um corpo mais relaxado;
• Movimentos mais soltos e fáceis;
• Prevenções de lesões tais como distensões musculares;
• Facilita actividades de desgaste tais como corrida, futebol, ciclismo, natação, esqui, ténis, na medida que prepara o corpo para a actividade
• Desenvolve a consciência corporal, você aprende a conhecer-se;
• Ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais, de modo que aconteça de forma espontânea;
• Activa a circulação;
• É BOM.

COMO FAZER ALONGAMENTOS

É fácil fazer alongamentos, mas existe o modo certo, bem como o modo errado de os executar. O modo certo é alongar relaxando num movimento estável, ao mesmo tempo que a atenção se focaliza sobre os músculos que estão sendo alongados. O modo errado (infelizmente praticado por muitas pessoas) é balançar-se para cima e para baixo, ou alongar-se até sentir dor.
Se fizer alongamentos de forma correcta e regular, perceberá que todos os movimentos que realiza se tornam mais fáceis, levará algum tempo para soltar os músculos tensos os grupos musculares enrijecidos.

Se tem algum problema de saúde e pretenda ser observado por um fisioterapeuta ao domicilio, ou necessite de saber mais informações sobre as nossas especialidades, serviços, tratamentos, custos ou outras, entre em contacto connosco, deixando mensagem enviando email que responderemos em seguida. Também pode ligar para o número de telemóvel que se encontra no cabeçalho do site, caso prefira entrar em contacto connosco imediatamente.

Se pretender deslocar-se ao nosso Gabinete de Fisioterapia em Oeiras ou Lisboa, pode ver como cá chegar, vendo o mapa que se encontra na nossa página "Localização". Por outro lado, se pretender um fisioterapeuta ao domicilio, telefone para os números de telemóvel indicados em cima para mais informações.

Caso o leitor tenha alguma questão relacionada com os exercicios de fisioterapia de prevenção, alongamentos, ou outro assunto relacionado com a fisioterapia preventiva, pode nos enviar uma mensagem, através da página de Contacto deste site (Fisioterapia em Lisboa).


Blogger Templates